O que é retina?
A retina membrana que recobre a face interna do olho e que contém as células capazes de captar os sinais luminosos.
As principais doenças que acometem a retina são:
Descolamento de retina: Desprendimento da retina da parte interna do globo ocular. Resulta em perda da visão periférica ou central, dependendo do local do descolamento. Os sintomas são turvação da VISÃO, como se existisse um véu diante da vista, ou embaçamento em algum ponto do CAMPO VISUAL. O tratamento é na maioria das vezes cirúrgico e deve ser feito imediatamente. O sucesso da cirurgia está diretamente relacionado com o tempo de tratamento.
Degeneração Macular: A degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) é uma doença que afeta idosos e está ligada ao desgaste da retina, mais especificamente da região central retiniana, que se chama mácula.
Está é a patologia ocular que mais afeta a população idosa e é uma importante causadora de perda visual irreversível quando não tratada adequadamente.
Retinopatia diabética: são alterações nos vasos sanguíneos da retina de pacientes com diabetes mellitus que podem resultar em sangramento, descolamento da retina e perda da visão progressiva. Orientamos todos pacientes com diabetes a consultar seu oftalmologista a cada 6 meses.
Retinopatia hipertensiva: são alterações nos vasos sanguíneos da retina de pacientes com hipertensão arterial que podem resultar em sangramento, descolamento da retina e perda da visão progressiva. Orientamos todos pacientes com hipertensão arterial a consultar seu oftalmologista a cada 6 meses.
Retinopatia miópica: A presença de miopia principalmente da alta miopia provoca várias alterações na retina. Isso acontece pois o olho do míope tem comprimento maior que a média. Assim a medida que ocorre um crescimento do olho, a retina vai se afilando progressivamente e chega a atrofiar principalmente na região da mácula o que causa uma baixa de visão.
Clique ao lado, é Simples, Rápido e Fácil.